Caros Colaboradores!
Hoje, 15 de novembro, é Dia da Polícia Cabo-verdiana! Hoje, a Nossa Polícia celebra mais um aniversário, os 149 Anos da Sua Criação.
Constitui já uma tradição, ao longo dos anos, assinalarmos este Dia, a nível nacional, com programas comemorativos muito ricos e festivos, incluindo atividades diversas, quais sejam desportivas, culturais, de lazer, etc, e, invariavelmente, com um momento solene, o Ato Central, a 15 de Novembro, envolvendo de forma massiva, todas elas, além dos efetivos da PN, os nossos parceiros e a sociedade civil em geral, objetivando com as mesmas atividades, sobretudo, o fortalecimento da coesão entre os colaboradores internos e entre estes e os (as) diferentes quadrantes/esferas da nossa sociedade.
Tudo estava a ser preparado para que, também este ano, as comemorações de tão importante data tivessem a mesma magnitude, o mesmo nível de dignidade dos anos anteriores.
Porém, devido ao momento de luto que vivemos, de muita consternação e dor, pelo recente falecimento do nosso colega e Agente Hamilton Morais e, na mesma semana, o falecimento da avó do mesmo; pela circunstância, e por toda a envolvência social, emocional e afetiva, deste triste acontecimento, que tocou a todos, de uma maneira geral e que não nos podia deixar indiferentes, a Direção Nacional, após uma avaliação aturada do contexto vivido, decidiu tomar a decisão de cancelar as atividades comemorativas dos 149 anos da Criação do Corpo de Polícia em Cabo Verde.
Caros Oficiais, Subchefes, Agentes e Pessoal não policial!
Neste dia de mais um aniversário da Policia, queria deixar a minha solidariedade e expressar os meus sentimentos de respeito e gratidão a todos quantos servem nesta Centenária e Nobre Instituição da República, que é a Polícia Nacional, pela dedicação e sacrifício diariamente consentidos por cada um de vós e pela lealdade que todos têm demonstrado no desempenho das vossas missões, em todos os momentos.
Renovo o meu compromisso, de continuar a fazer tudo o que de mim depender, para garantir cada vez mais e melhores condições de trabalho em cada unidade e serviço e elevar a autoestima do pessoal, criando as condições materiais e motivacionais necessárias para o efeito.
Exorto, porque o momento assim nos exige, à união e engajamento de todos no enfrentamento dos constantes desafios que se nos colocam na nossa difícil e nobre missão de servir e servir bem a nossa sociedade.
Esta Direção Nacional estará, como sempre esteve, empenhada em assegurar que a PN continue a ser uma Instituição Amiga, ao serviço da comunidade e uma mais-valia incontornável, ao desenvolvimento nacional, à paz e tranquilidade públicas e ao bem-estar das populações.
UM BEM-HAJA A TODOS.
Direção Nacional 15 de novembro de 2019